terça-feira, 8 de novembro de 2011

Planejamento de Atividade com Hipertexto

Curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs.
Cursistas: 
Cleumar Antonia de Sousa
Kathleen Ferreira Moreira Monte
Maria Aparecida de Souza Januário Moura
Silvia dos Santos Mota
Formadora: Luzirene Freire
Unidade 2: Internet, Hipertexto e Hipermídia
Atividade 2.6: Planejamento de atividade com hipertexto ou internet.

A aula refere-se à Atividade 2.6: Planejando atividades com Hipertextos ou Internet
Plano de aula – Conhecer as Doenças Transmitidas por Água Contaminada.
Assunto: Doenças transmitidas pela água contaminada.
Disciplina: Ciências 
Público Alvo: 3º ano
 Duração: 3 aulas

Objetivo Geral: 

Interagir com a tecnologia, acessando hipertexto para conhecer e familiarizar-se com os cuidados básicos de cuidados com a água para prevenir doenças causadas pela água contaminada.
Objetivo:
  • Pesquisar na internet as doenças transmitidas pela água;
  • Reconhecer as consequências da poluição ou contaminação da água;
  • Identificar sintomas, transmissão, tratamento e prevenção das doenças pesquisadas.
  • Investigar quais são as doenças causadas pelo uso e consumo de água não tratada.
  • Desenvolver atitudes de cuidado com a saúde.
  • Perceber se no lugar onde vive há prestação adequada de serviços públicos essenciais, como coleta de lixo, captação de esgoto e água tratada.

Habilidades:


Reconhece a importância do Saneamento Básico  para a Promoção da Saúde;
Identifica os principais
impactos a saúde causada pela água contaminada e /ou poluída, conhecendo as principais doenças de vinculação hídrica. 
Reconhece a importância da água para o surgimento e manutenção da vida, inclusive a nossa sobrevivência;

Situação Didática
 
1. Conversar com os alunos sobre a importância da água em nossa vida;
2. Reflexão sobre a água poluída;
3. Introduzir uma conversa informal onde os alunos falem o que entendem sobre doenças transmitidas pela água contaminada;
4. Pesquisar com a turma o tema “Doenças transmitidas pela água contaminada”;
5. Orientar os alunos a visualizarem os vídeos sobre doenças contaminadas pela água;


6. Navegar pelo hipertexto criado pelas professoras Kathleen, Silvia, Aparecida e Cleumar para aprofundar conhecimentos sobre as doenças e cuidados com á água.

Doenças Transmitidas Pela Água Contaminada

A água contaminada pode causar muitas doenças, tanto direta como indiretamente, ou seja, pela água que tomamos ou fazemos nossos alimentos, como também por estarmos próximos a locais contaminados. Sabemos que a água é muito importante para todos seres vivos. Sem ela não poderíamos viver. Não podemos esquecer que a água deve ser limpa, para evitar doenças. 
A água poluída é aquela que contêm substâncias químicas. As fábricas estão entre as principais causadoras dessa água contaminada, água onde existem detritos e dejetos humanos (fezes e urina). Jamais deve ser usada para beber, pois é prejudicial a saúde.

Estudos da Comissão Mundial de Água e de outros organismos internacionais demonstram que cerca de 3 bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias. Um milhão não tem acesso à água potável. Em virtude desses graves problemas, espalham-se diversas doenças como diarréia, esquistossomose, hepatite, cólera, dengue e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões de seres humanos por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarregam os precários sistemas de saúde destes países.
Estima-se que, o acesso à água limpa e ao esgoto reduziria em pelo menos um quinto a mortalidade infantil.
E como ninguém, nenhum ser vivo consegue viver sem água, devemos nos conscientizar urgente da importância da água em nossa vida, preservar as nascentes, ajudar a natureza, não poluir os rios, plantar árvores, não poluir o meio ambiente.
Autoras: Cleumar, Kathleen, Maria Aparecida e Silvia.
7. Acessar sites e visualizar imagens de água contaminada. Encaminhar a pesquisa na página do Google – Imagens – com a chave “água contaminada”.
 











Recurso Material: Computadores com acesso a Internet.

Recursos Humanos: Professores, Formadora, Equipe Gestora e Equipe Pedagógica.

Competências e conhecimentos necessários: Domínio da leitura textual e conhecimentos básicos de editor texto e Internet.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pelas professoras presentes no laboratório observando a participação, o desempenho individual e coletivo dos alunos, identificando o envolvimento, a cooperação, o interesse, o desenvolvimento de habilidades. Avaliar também a criatividade e ampliação do conhecimento dos alunos nas atividades.

Estratégias
  • Pesquisa na internet as doenças transmitidas pela água; Reconhecer as consequências da poluição ou contaminação da água; Identificar sintomas, transmissão, tratamento e prevenção das doenças pesquisadas.


Referências Bibliográfica

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua9.php
http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo
http://educardreporto.blogspot.com/2010/06/plano-de-aula.html
http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/para-sala-de-aula/planos-de-aula/leitura.html?newsID=c7d25f008f3f4483a2f2b2a9bb613a6a
http://suelyorientação.blogspot.com/2010/06/modelo...

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