sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Projeto de Trabalho em sala de aula com a Integração de Tecnologia ao Currículo


Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as Tics
Unidade III: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA

Atividade: 3.3 – Projetos de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo

Cursistas:
Azize Elana da Silva Caruta
Cleumar Antonia de Sousa
Clayciany Pereira Nogueira
Elissandra Alencar Ramos
Gleydsilane Barros Monteiro
Kathleen Ferreira Moreira
Maria Aparecida de Souza Januario de Moura
Maria de Fátima da Cunha Araújo
Maria José Carlos de Lima
Ozangela Mª Franchlis de Souza
Sebastiana Carvalhosa de Souza
Sandra Mara Pereira
Silvia do Santos Mota

Unidade Escolar: Escola Profº Elias Mansour Simão Filho
Projeto Interdisciplinar:
“Dengue, conhecer para prevenir”


Modalidade / Nível de Ensino -
Ensino Fundamental 3º ao 5º ano

Estrutura Curricular -
Língua Portuguesa, Literatura, Informática, Artes e Ciências...

Público Alvo: A Escola e a Comunidade;
Duração: 30 dias
Tema:
Dengue – diversos tipos de Dengue, ciclo de vida do Mosquito, sintomas, prevenção e tratamento.







Justificativa:
Este Projeto justifica-se, devido ao grande número de pessoas contaminadas pelo vírus da Dengue no bairro Taquari, apesar da grande campanha realizada pelos meios de comunicação e pelo trabalho dos agentes de saúde do município. Neste contexto, as curssistas da escola Elias Mansour resolveram, produzir um projeto inicialmente com os alunos e depois envolvendo a comunidade, com o fim de despertá-los para o risco que correm ao não aderirem coletivamente a luta contra o mosquito AEDES AEGYPT, causador da dengue.

Dados da Aula (Objetivo Geral ) -
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Despertar o interesse dos educandos, referente ao tema;
- Interagir com a tecnologia , acessando a Internet para conhecer e familiarizar-se com os cuidados básicos da Dengue;
- Conscientizá-los quanto à importância de prevenir a dengue, pois que esta é uma doença grave e que vem causando muitas mortes;
_Conhecer as diversas formas de contágio, prevenção e tratamento.
- Descobrir os meios de utilização da Internet, permitindo o desenvolvimento da criatividade;
- Realizar leitura hipertextos relacionados ao tema.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O que fazer para combater uma doença que parece tão simples mas causa tanto mal?
Os professores farão um levantamento em sala de aula, sobre o que os alunos sabem e o que gostariam de aprender sobre o tema trabalhado.
Após o levantamento com os alunos os professores farão uma pesquisa na Internet em sites, usando a hipermídia com os recursos tecnológicos que facilitarão a aprendizagem dos alunos, como: vídeos e sites com textos atrativos que tenham som, imagem, animação e fará cópia do textos de acordo com os temas ,para distribuição e leitura em sala. Após este momento a professora explica e promove debates instigando as crianças a levantarem questionamentos relevantes ao tema .

Estratégias e recursos da aula
Num segundo momento o professor levará os alunos ao laboratório de informática para apresentar os sites e propor a leitura dos textos e vídeos, com som, imagens e animação.
Pesquisas em rede de internet, no computador:

Ao terminar, a pesquiza nos sites sugeridos pelas professoras, os alunos poderão acessar a página do Google e visitar outros sites referente ao tema;
Após a pesquisa sobre o tema Dengue, realizada pelos alunos no laboratório de informática os professores pedirão para os alunos realizarem uma produção textual, norteados pelos textos ouvidos e lidos on-line.

A culminância:
Tentando envolver a comunidade neste projeto, a escola realizará um passeata, em torno do bairro, com distribuição de panfletos e orientações de prevenção da Dengue, exibindo os trabalhos e produções dos alunos.

Recursos complementares:
Material de uso comum;
Laboratório de informática;
Internet ...

Avaliação

A avaliação será contínua por meio de observação feita pela equipe, relacionando o progresso dos alunos com o hábito da leitura, a capacidade de interpretação de textos e a contribuição do uso inteligente do computador para construção do conhecimento. 



Referências:
Elisabette Prado: "Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações"
http://cleonildealves.blogspot.com/2010/09/projetos-de-trabalho-em-sala-de-aula.html
http://keilinha-tecnoao.blogspot.com/2010/09/projetos-de-trabalho-em-sala-de-aula.html
http://www.google.com.br/search?tbm=isch&hl=pt-BR&source=hp&biw=1433&bih=610&q=dengue&gbv=2&oq=dengue&aq=f&aqi=g10&aql=&gs_sm=e&gs_upl=5118l6588l0l7724l6l6l0l0l0l0l452l1935l0.1.3.0.2l6l0
 



















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário